Crooked Little Vein é o primeiro romance de Warren Ellis, um dos meus escritores de quadrinhos preferidos. O livro conta a história de Michael McGill - um detetive particular que é um ímã para coisas estranhas - que é contratado para encontrar a outra constituição americana, um livro que tem o poder de formatar a mente de quem está presente quando é lido.
A premissa é interessante, mas a execução deixa a desejar. O livro diverte, mas tem dois problemas: a natureza episódica e uma tese muito explícita. A constituição é um MacGuffin óbvio e Ellis o usa para pendurar quase todos os tropos da ficção de detetives. A cada capítulo, McGill e sua ajudante encontram uma subcultura diferente, testemunham algo bizarro, ouvem de membros dela que o underground é o mainstream e partem para outra. Talvez quem não acompanhe o blog de Ellis se surpreenda com as bizarreiras, mas nenhuma grande novidade para mim.
Comparando com os quadrinhos do autor - ou com suas histórias curtas - o romance tem pouca novidade a oferecer, mas diverte. Eu, puta que sou, já estou esperando o próximo, cujos trechos que li são bem mais promissores.
20.9.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
deixa eu advinhar...
muita cenas com cigarros?
:**
Warren ELis nunca foi meu escritor preferido. Quando leio Authority, me parece que ele insistiu por 12 anos pra escrever a liga, nunca deixaram, aí ele criou o seu próprio supergrupo. Claro, em geral é muito mais interessante (exceto quando Grant Morrison assume o grupo renegado por Batman), mas não consigo ler sem pensar: imitação. Mas é legal.
A grande coisa de Warren Ellis definitivamente é Transmetropolitan. Conceitualmente falando. Em si, é um pouco bobo. Potencialmente, é umas das cosias mais geniais que já li. Claro, cheio de sarcarsmo e humor negro (afro descendente?).
Global frequency é legal. Principalmente por que raramente vemos os mesmos personagens. É uma revista interessante e muito dinâmica.
MSempre que eu ouço o nome de Ellis, eu lembro de Garth Ennis. Por que será?
Postar um comentário